FAQ

Perguntas Frequentes

O que é a Fellowship of Isis? 
Nós temos um texto que explica muito bem o que é a Fellowship of Isis, pelo que recomendo a sua leitura em O que é a FOI?

Encontrei dois sites da Fellowship of Isis na internet, qual é o certo?
Ambos são. A Fellowship of Isis, devido a uns conflitos internos no passado, existe em dois espaços: A Fellowship of Isis e a Fellowship of Isis Central. Ambos são válidos e, pessoalmente, estamos registados em ambas. 

O que são as sociedades dentro da Fellowship of Isis? 
A Fellowship of Isis possui, dentro de si, várias sociedades com enfoques de trabalho diferentes. Temos um artigo que explica de forma mais abrangente em As Sociedades da FOI

Sou obrigade a prestar culto a Isis para estar na Fellowship of Isis? 
Não. Ao longo do treinamento vai haver momentos de contacto com Isis dado ser a divindade madrinha da Fellowship of Isis, contudo, não é obrigatório que Isis seja parte do grupo de divindades as quais os iniciados se querem consagrar nem de fazer parte do panteão com que o iniciado trabalha. 

Posso me registar na Fellowship of Isis sem fazer processo de Sacerdócio?
Sim, sem problema. O registo na FOI está aberto a qualquer pessoa interessada, de qualquer caminho religioso, através dos respectivos websites: A Fellowship of Isis e a Fellowship of Isis Central. O processo de Sacerdócio é apenas uma das muitas coisas que a Fellowship of Isis oferece aos seus membros. 

Qual a idade mínima para me candidatar ao treinamento sacerdotal? 
Dentro da Fellowship of Isis é obrigatório que os candidatos tenham, no mínimo, 18 anos à data de candidatura, pelo que solicitamos o mesmo no ICT. 

Para me juntar ao ICT, tenho obrigatoriamente de me dedicar a Persephone ou a Hekate? 
Não. Idealmente, no processo de escolha dos candidatos, é dado prioridade a pessoas que pretendam desenvolver a sua ligação com Persephone ou com Hekate dado estas serem as Divindades associadas ao nosso Iseum, contudo, não é de todo obrigatório. 

Posso escolher quais as Deusas aos quais quero prestar o Sacerdócio? E Deuses? 
Neste momento, o ICT apenas auxilia no processo sacerdotal a Deusas, dado ser este o foque principal da Fellowship of Isis. O processo de escolha da Divindade é feito ao longo do treinamento. Pode haver já uma ligação anterior com alguma divindade específica e a mesma será trabalhada ao longo do treinamento, contudo, também haverá exposição a outras divindades, de outros panteões, de forma a fomentar um maior conhecimento e leque de divindades. No final, a escolha será sempre do praticante, com base em sinais oraculares, práticas desenvolvidas e aconselhamento com a Iniciadora. 

Quanto tempo demora o processo de ordenação de Sacerdócio? 
O processo de treinamento de Sacerdócio demora entre 1 a 2 anos, dependendo do desenvolvimento e da escolha do iniciado e da Iniciadora. Nunca demorará menos do que um ano, sendo que o treinamento está criado para seguir uma estrutura específica de duração mínima de um ano, contudo, se após um ano, o iniciado ou a Iniciadora sentirem que ainda não está na altura de terminar e serem feitos os votos, este período pode ser estendido por mais um ano. O processo de ordenação de Sacerdócio é de caractér confidencial/secreto, pelo que o praticante não deve revelar publicamente que está a candidatar-se ou no processo de ordenação. 

Porque é que só abrem vagas pontualmente? 
O processo de ordenação de sacerdócio é um processo demorado, com uma duração entre 1 e 2 anos, sendo que é feito com acompanhamento personalizado e constante por parte da Iniciadora. Como tal, restringimos as candidaturas a períodos em que não haja aprendizagens a decorrer. Adicionalmente o facto de abrir as vagas pontualmente apenas numa altura do ano, garante que é seguido o processo de ordenação dentro da formação estabelecida do ICT (que foi criada com base nos calendários do Hemisfério Norte) e, também, permite que as pessoas não façam candidaturas espontâneas dado que têm de aguardar por uma determinada data, dando mais tempo para refletir na decisão de se dedicarem a uma ordenação de Sacerdócio. 

Porque é que só aceitam 3 pessoas de cada vez?
Tal como no caso das aberturas das vagas, o treinamento é feito com acompanhamento personalizado e constante, como tal, limitamos o número de candidatos para garantir que é dado o máximo de apoio e acompanhamento possível. 

Porque é que o período de treinamento é confidencial/secreto? No site da FOI não referencia isso. 
A confidencialidade do período de treinamento é uma característica do treinamento no ICT. Escolhemos que este período seja confidencial e apenas divulgado a pessoas de confiança e em pequeno número (máximo 2 ou 3) dos praticantes de forma a que não haja influências externas nem expectativas externas sobre o iniciado. Isto permite também ao iniciado desenvolver a sua capacidade de manter secreta a sua prática e a sua forma de trabalho, ajudando a desenvolver a capacidade de "Calar", dos quatro pilares da Magia. 

Qual o custo do treinamento? E tenho de comprar coisas? 
O treinamento tem zero custo. Não cobro qualquer coisa pelos ensinamentos e treinamento dado dentro do Iseum do Caminho da Terra. A minha Iniciadora, e as Iniciadoras antes dela, começaram uma tradição em que não é feito qualquer tipo de cobrança, contudo, é de bom tom trazer/enviar uma prenda para a Iniciadora no final do treinamento, tal como a Iniciadora também dá uma prenda aos seus iniciados (por norma esta prenda é adaptada ao seu treinamento e para os ajudar a levar a sua prática e serviço mais além). Esta é uma tradição que planeio manter. Quanto a objetos ou instrumentos, não há compras obrigatórios. Há certas coisas que são recomendadas e ao longo do treinamento poderá ser pedido aquisição de instrumentos ou livros, contudo, os mesmos podem ser negociáveis dependendo da situação de cada iniciante e faço sempre um esforço ativo para ajudar no acesso aos mesmos. 

E se eu quiser desistir a meio? 
Os iniciados podem desistir ou sair do treinamento do ICT a qualquer momento no processo, contudo, após sairem do treinamento não poderão voltar a entrar, excepto em candidaturas futuras e sujeitas a aprovação. 

Como é que é feito o processo de escolha dos candidatos? 
O processo é feito com análise dos elementos enviados por parte dos candidatos, tendo em consideração os Estatutos do Iseum do Caminho da Terra e com base em trabalho oracular e de conexão com as Divindades do nosso Iseum antes de ser tomada a decisão. 

Existem pré-requisitos para me candidatar ao processo de treinamento sacerdotal? 
Sim, dentro do ICT temos alguns pré-requisitos que são próprios do nosso Iseum. No nosso caso,  solicitamos que os nossos candidatos tenham bases com trabalho devocional a Divindades e dentro do Paganismo, dado que somos um Iseum voltado para as vertentes de práticas pagãs. Preferencialmente também solicitamos que os candidatos tenham um conhecimento médio de inglês, dado que a maioria dos recursos da Fellowship of Isis encontram-se escritos em inglês. A nível da FOI o principal pré-requisito é que aceitem e concordem com o Manifesto da FOI

O que posso esperar do processo de treinamento para Sacerdócio? 
O processo de treinamento é um processo constante, com aprendizagens divididas em Luas e com base na liturgia da FOI. Em cada ciclo lunar são enviados uma lista de exercícios teóricos e práticos do qual são esperadas respostas por parte dos candidatos e, adicionalmente, é esperado o desenvolvimento de uma prática diária. É também necessária a construção física de um espaço de um altar dedicado ao processo de iniciação na FOI, o qual deverá ser cuidado e reconhecido diariamente. Este é um treinamento exigente e que não deve ser levado de ânimos leves. 

Sou obrigade a estar presencialmente nos rituais do ICT? 
Não, o treinamento no nosso Iseum é feito à distância. Poderemos marcar rituais pontuais, principalmente rituais importantes, contudo, os mesmos não são de cariz obrigatório. 

No final do meu treinamento, recebo algum diploma ou certificado?
Sim, no final do treinamento serão enviados para ambas as FOI acima indicadas as informações e datas referentes ao treinamento e é dado o OK por parte dos serviços centrais. Após esta aprovação, o iniciado deverá aguardar um ano e um dia no qual continuará a desenvolver a sua prática pessoal sobre a alçada do ICT, e após este período receberá um certificado que confirma a sua ordenação. 

Tenho outra dúvida que não está aqui listada. 
Sintam-se à vontade para enviar um e-mail para ict.caminhodaterra@gmail.com e responderemos tão breve quanto possível.